Estúdio

 

No Estúdio AMATAM somos apaixonados por desafios, mas acima de tudo o que nos motiva é a ambição em superá-los.

Abraçamos cada projecto como se fosse o primeiro, uma oportunidade de potenciar as intenções iniciais dos nossos clientes, num produto final que traduza originalidade, eficiência, carisma e contribua com um acréscimo de valor.

Motiva-nos poder dar conteúdo, forma e alma aos desafios que nos colocam, traduzindo-os em projectos, em maquetes, em obra construída. Os nossos projectos são únicos e específicos, procurando tirar proveito de todas as ferramentas ao nosso alcance, sejam tecnológicas como empíricas, por isso na génese são mais que projectos, são soluções integradas e transversais, que respondem a parâmetros funcionais, técnicos e estéticos, mas acima de tudo sensoriais, pois os espaços devem ser sentidos, e nós adoramos contribuir para que as pessoas se sentiam bem nos espaços que idealizamos.

Somos um pequeno estúdio de profissionais dedicados, entusiastas e criativos. Há quem nos chame Arquitectos, mas procuramos ser mais que isso. Actuamos nas mais diversas áreas, desde o Design, a Arquitectura e o Urbanismo, tanto para estratégias formais como informais, contando já com projectos desenvolvidos para diversos países. Os nossos projectos abrangem todas as escalas, sempre apoiados em equipas multidisciplinares que nos garantem a concretização plena dos objectivos a que nos propomos. E é isso que procuramos em tudo o que fazemos, superar continuamente os resultados esperados.

O apelo constante pela criação de uma identidade própria, contextualizada e sustentável para cada desafio que nos colocam leva-nos a procurar sempre ir mais além, e o resultado desse esforço encontra-se traduzido primeiramente na satisfação dos nossos clientes, mas também no reconhecimento dos nossos pares, resultante das premiações alcançadas.

No Estúdio AMATAM somos apaixonados por desafios, é verdade, mas o que realmente importa são as pessoas que os propõem e os concretizam.

Quem Somos

João Escaleira Amaral

Itália, Holanda, Suíça e Brasil, foram os quatros países por onde passou profissionalmente antes de criar o Estúdio AMATAM. É um arquitecto viajado, um cozinheiro de mão cheia e um pai vaidoso. O João teve a oportunidade de passar por Roma onde fez Erasmus na Universidade La Sapienza em Roma em 2004 com classificação de mérito, e concluí a Licenciatura em Arquitectura em 2006 na FA-UTL.

Começou por trabalhar na Holanda no gabinete SVP – Architectuur en Stedenbouw. Em Portugal colaborou na Intergaup e na Artestável, gabinete que deixou para realizar um Mestrado em Estudos Avançados em Desenho Urbano no Instituto Federal Tecnológico Suíço (ETH) em Zurique, para o qual recebeu uma bolsa de estudos da Fundação Geisendorf. Passou ainda por São Paulo, no Brasil, onde participou no Plano Urbanístico de Cabuçu de Baixo 5, projecto que, juntamente com os seus colegas de Mestrado em Zurique, foi ganho no concurso Renova SP em 2011. Em 2012 desafia a Manuela a criar o Estúdio AMATAM.

Manuela Tamborino

1,54m de objectividade, entusiasmo e dedicação, fazem da Manuela uma arquitecta altamente motivada. Depois de 5 anos a trabalhar no gabinete Saraiva e Associados, uma bolsa de estudos atribuída pelo Governo Federal Suíço, levou-a um ano para Zurique onde realizou um Mestrado em Estudos Avançados em Desenho Urbano no Instituto Federal Tecnológico Suíço (ETH).

Depois de ter ganho conjuntamente com os seus colegas de Mestrado um concurso para a urbanização de favelas em São Paulo – Renova SP -, esteve 6 meses no Brasil a representar o Coletivo Urbano, equipa responsável por desenvolver o Plano Urbanístico de Cabuçu de Baixo 5. Em 2012 regressando a Portugal, e juntamente com o João, decide criar o Estúdio AMATAM.

Ruy Cardoso

O prazer em viajar e a prática de desporto fazem parte do seu ADN. Adora ser desafiado e resolver problemas, sempre com uma calma que o caracteriza e ao som dos Pearl Jam, de preferência. Entre o trabalho, os jogos do Sporting e o ginásio, guarda sempre um tempo para a sua Jackson PS1, amiga inseparável. Tem o francês como segunda língua, e a República Democrática do Congo no coração.

O Ruy é Arquitecto licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa, e colaborou profissionalmente durante dez anos no gabinete Esteves & Associados. Em Janeiro de 2017 trocou Viseu por Almada para integrar a equipa do Estúdio AMATAM.

Vera Lúcia Ferreira

Escolheu arquitetura porque nenhuma outra forma de arte consegue ter  impacto visual numa cidade ao mesmo tempo que tem detalhe na forma de um mosaico. Apaixonada por cores e vegetariana nasceu na Vila de Sesimbra mas sempre gostou de cidades.

Todos lhe diziam que haveria de se fartar de atravessar o rio mas isso só aconteceu depois da família crescer. Se a expressão “juntar o útil ao agradável” ainda não existisse teria sido inventada por ela quando começou a trabalhar com o Estúdio AMATAM. Licenciada pela Universidade Lusíada Lisboa foi terminar o curso na Escuela Técnica Superior de Arquitectura de Valladolid. Nas (poucas) horas livres frequentou  o curso de Joalharia na Ar.Co e o de costura na Escola de Moda de Lisboa. Estagiou em Sesimbra no atelier Trindade Arquitectos, passando os seguintes dez anos como colaboradora da Tall and Taller, Arquitectura e Design em Lisboa.

Erica David

A sua paixão é viajar – ver, conhecer e experienciar novos lugares e modos de viver. Se pudesse, todos os dias descobriria novos caminhos. Nos tempos livres gosta de experimentar os mais diversos trabalhos manuais, artesanatos e desenhar. Se o tempo estiver quente, não dispensa um mergulho no mar.

Tirou o Mestrado Integrado em Arquitectura no Instituto Superior Técnico, com um ano na Katholieke Universiteit em Leuven, na Bélgica. Experiência que considera que a amadureceu e fez com que se interessasse ainda mais por conhecer de perto outras culturas. Conta com o Estudio AMATAM para a guiar nesta que é a sua primeira experiência profissional no mundo da arquitetura.

Daniel Philippe Gomes Nunes

Nasceu na Suíça mas as suas raízes estão no Alentejo onde cresceu e se formou em Arquitectura pela Universidade de Évora. Desenvolveu uma dissertação de mestrado sobre paisagens rurais modernistas, faz parte de um grupo de investigação focado na análise de revistas portuguesas de arquitectura do século XX e considera a investigação uma componente essencial para a sua formação enquanto arquitecto.

Em contexto de atelier, teve a oportunidade de aprofundar conhecimentos ao nível da reabilitação e conservação do património edificado, participando em diversos projectos Classificados ou em vias de classificação, bem como novos edifícios, remodelações de espaços arquitectónicos e, complementarmente, design de mobiliário e objectos. Para além da arquitectura, interessa-lhe o Jazz, Crossfit e passeios de mota aos domingos.

Ludovica Galzerano

A nossa doce freelancer italiana.

Prémios

Não são eles que nos movem, mas dizem algo sobre o que fazemos.

Media

Os nossos projectos têm sido amplamente divulgados nos quatro cantos do mundo.