REFLEXIVA

A obra REFLEXIVA consiste, em verdade, na enfatização de um legado pertencente à identidade da fachada deste edifício, com o objetivo de evitar que a sobreposição do tempo apague da memória coletiva da cidade do Porto, o reconhecimento deste local enquanto antiga sede de um dos jornais mais emblemáticos da História da cidade e do País – O Primeiro de Janeiro. Enquanto Jornal no passado, a sua função social passava por transpor para papel o reflexo quotidiano da sociedade em que se inseria. No presente, agora Shopping Via Catarina, a função do edifício continua a ser uma marca da identidade da sociedade contemporânea, marcadamente consumista, refletindo ela também tendências e gostos, modas e aspirações.

Assim, afigura-se-nos evidente que intervir neste tipo de património edificado passaria por desconstruir esta mensagem que está subjacente e adstrita à sua origem, ou seja, trabalhar a componente conceptual associada ao reflexo. Seja simplesmente o reflexo da imagem da envolvente urbana, ou em última análise a interpretação deste conceito por cada espectador perante a leitura da obra enquanto objecto artístico.

Para além desta vertente simbólica, encontra-se associada à obra a vontade de desenvolver uma peça com uma forte plasticidade formal e visual, e impactante no contexto urbano. Uma obra que pudesse dialogar com a especificidade do local e ao mesmo tempo fosse moderna e actual.

O desenvolvimento da forma surgiu da análise da plasticidade do Jornal, enquanto objecto em papel.

A materialização da proposta consiste na modelação de placas em policarbonato compacto cristal de 1mm espessura, com vinil espelhado prata contracolado num das faces. Foram desenvolvidos 5 módulos distintos (diferentes dimensões) que distribuídos na fachada, permitem criar um efeito visual composto e dinâmico.

As placas são manipuladas de modo a assumirem a forma de meios círculos e pontualmente são colocadas placas planas, criando um efeito visual inspirado no jornal com folhas abertas.

As placas serão fixas mecanicamente, por aparafusamento, em calhas de fixação em chapa existentes da estrutura de suporte da obra. A estrutura de suporte será fabricada em perfis tubulares em ferro galvanizado, devidamente decapados e com metalização corrente. Esta estrutura de suporte será fixa na fachada principal do edifício nas áreas de panos de alvenaria, evitando assim danificar os elementos decorativos em pedra.

Em suma, a obra REFLEXIVA, tira partido da utilização de um material simples mas com uma forte componente visual, devido às suas característica reflectantes, à sua dimensão e modo como as placas são manipuladas volumetricamente. Acreditamos por isso, que aliado ao impacto visual, a componente simbólica irá tornar esta obra um reflexo de modernidade, criatividade e dinâmica (embora sendo uma estrutura estática), no quotidiano das pessoas que frequentam esta Rua de Santa Catarina.

Da nossa autoria:

  • Instalação

Localização:

  • ViaCatarina shopping, Porto, Portugal

Início / conclusão:

  • Fevereiro 2017 / Abril 2017

Cliente:

  • Sierra Portugal S.A. | Concurso VIArtes'17

Em parceria com:

Visualizações 3d: