A recepção é claramente marcada pela tensão visual criada entre o balcão proposto e a recaída do tecto existente que, não sendo paralelos, criam uma dinâmica forte que serviu de mote para outras áreas deste clube. Neste elemento que, na antiga cafetaria servia de display e que, pelo seu potencial, quisemos manter e integrar na imagem deste clube, servindo de base para a mensagem de boas vindas: “Welcome to the spot.”
Cromaticamente, as cores neutras e o betão que propositadamente foi exposto nos pilares existentes, conferem a este clube um caracter muito urbano. Para conseguirmos criar uma energia vibrante e positiva em torno deste espaço, sentimos a necessidade de introduzir uma terceira tonalidade mais quente, presente nos vários elementos de madeira. Pontualmente e com um objectivo muito gráfico, temos ainda apontamentos de cor Amarelo e Preto.
Junto à recepção encontra-se a sala de exercícios principal e um espaço lounge. Este, que anteriormente era a sala de fumadores da pastelaria, foi transformado numa zona de estar. A divisória em estrutura metálica negra pontuada por elementos verdes, confere privacidade e frescura a este espaço. A antiga principal área de produção da pastelaria, foi convertida num open-space na qual se encontra a sala de exercícios deste clube. Este é fundamentalmente um espaço versátil para o qual convergem outros espaços secundários, mas não menos relevantes. A diferenciação de tonalidades de cinza, no pavimento vinílico, define o principal eixo de circulação.
Aproveitando a configuração desta sala, a área de pesos livres é definida pela sua delimitação cromática. Este é um espaço totalmente negro, a iluminação é mais rude e é colocada de modo a acentuar esta separação.
Colocado lateralmente à circulação principal, temos uma área triangular na qual se encontra o Estúdio de Cycling. Esta é uma sala pensada para provocar um tipo de experiência único. Através de faixas verticais de LED RGB que convergem para um palco triangular retro iluminado, inseridos num espaço completamente negro, criamos um ambiente completamente distinto de todo o clube.
A ligação entre as duas lojas – o clube existente e a área de expansão – é pontuada por um pórtico. Este é um dos espaços mais importantes do clube. Qualquer pessoa que entre neste ginásio, terá de perceber claramente que tem de passar por este espaço para se dirigir aos balneários. Acentuando graficamente uma convergência para este espaço, um túnel negro reforça esta ideia de passagem entre dois corpos, deixando para trás a área renovada, entramos no antigo clube. Com a excepção da área da box e dos balneários, as intervenções são muito pontuais e são feitas para enaltecer as qualidades inerentes ao clube existente. As cores preto e branco predominam nesta zona do clube. No nosso entender, os balneários são parte fundamental para definir a qualidade de um clube e a sua imagem deverá ser um reflexo dos restantes espaços. Seguindo este princípio, foi desenvolvida uma identidade muito forte visualmente para este clube, trabalhando apenas o contraste entre as cores preto e branco, elegante e actual.
Na box, todos os muretes e a escada de betão existentes, foram demolidos de modo a conferir uma maior amplitude a toda esta área. Pela sua fachada envidraçada e pelo seu duplo pé-direito, sentimos que este é um dos espaços mais importantes do clube. Novamente, apenas as cores preto e branco são utilizados. Pontualmente utilizamos a cor amarelo e os pilares em betão exposto remetem-nos para a nova imagem do clube, fortemente presente na área de expansão.
Esta é a nova identidade para o ginásio Village Fitness. Um clube irreverente. Um clube urbano.
Ginásio Village Fitness Portimão
Welcome to the spot. Esta é a mensagem que se encontra assim que se entra na recepção do renovado Village Fitness. Um espaço jovem e arrojado ao qual não se fica indiferente. Ser urbano, ser saudável e praticar desporto naquele que se pretende que continue a ser o melhor ginásio de Portimão.
Para além da remodelação do ginásio existente, este clube foi também ampliado. Assim que surgiu a oportunidade, a direcção do clube não hesitou em expandir-se para a loja adjacente, na qual se encontrava uma pastelaria, duplicando a sua área. Por este motivo, todo o clube foi reestruturado, passando a antiga pastelaria a albergar a nova entrada do clube, a principal sala de exercícios e um estúdio de cycling. Parte do desafio foi conseguir estruturar este clube mantendo os espaços existentes em funcionamento, hierarquizar as várias áreas numa geometria complexa, desenvolvendo um circuito interno claro e coerente entre o existente a área de expansão.
Da nossa autoria:
- Arquitectura, Interiores, Design de Mobiliário, Identidade
Localização:
- Portimão, Portugal
Início / conclusão:
- Abril 2017 / Março 2020
Cliente:
- GYMSPOTFITNESS Unipessoal Lda.
Especialidades:
- Design Gráfico: PQ x design
- ELE + ITED: PEFE Engenharia e Fiscalização
- AVAC: PEFE Engenharia e Fiscalização
- Redes de Águas e Esgotos: ConArqEng
- SCI: PEFE Engenharia e Fiscalização