Quando analisámos pela primeira vez o interior deste apartamento, percebemos que as alterações que nos estavam a ser pedidas iriam alterar drasticamente a imagem desta casa. A vontade de mudança era muita e os problemas de disposição espacial existentes foram claramente identificados pelos clientes. Desejavam uma casa moderna, elegante, com uma área social muito ampla para ser vivida. Uma entrada, cozinha, sala de estar, espaço de refeições, todos interligados, como se de um único espaço se tratasse. Um quarto que passará a suite, um quarto intemporal para uma menina – uma futura adolescente consciente de que o gosto altera-se com o humor. Foi este o desafio.
Partindo do desejo de um espaço social amplo, as paredes que definiam o hall de entrada foram demolidas e os antigos compartimentos da cozinha, hall e sala passaram a ser visualmente um único espaço, De modo a unificar as três divisões, foi desenvolvida uma parede/armário contínua, que acompanha a casa desde o espaço de cozinha até à zona de jantar. Este armário irá albergar as diferentes funções inerentes a cada espaço, mantendo uma imagem igual em toda a sua extensão e ocultando o acesso à área privada da casa, os quartos. Para reforçar esta continuidade, foi projectado um tecto falso com uma sanca de luz constante ao longo do armário que enfatiza a linearidade pretendida.
A cor branco é predominante na área social da casa. Os armários encastrados são lacados na mesma cor de modo a integrarem-se, dando continuidade ao branco das paredes. A madeira, aplicada no pavimento e em apontamentos do mobiliário, adiciona conforto visual a todo o espaço, enfatizando o lado humano do habitar. Como elemento de contraste, mas que a nosso ver confere uma personalidade demarcada, temos o uso pontual da cor preto/antracite em peças de decoração e na iluminação. Uma vez que a sala de estar é bastante compacta, é colocado um espelho na sua parede lateral que, para além de aumentar significativamente a luminosidade do espaço, irá ampliar visualmente esta área.
No quarto da menina, era estritamente necessário criar mais espaço para arrumação. A ideia passou por criar três momentos neste quarto, a zona da entrada, a área de dormir e a área de estudo, devidamente estruturados ao nível do mobiliário permitindo as diferentes utilizações.