O conceito proposto procura contornar essa tendência explorando as relações dos espaços com o exterior permitindo o prolongamento dessas mesmas vivências, e dinâmicas espaciais na relação entre os espaços interiores. Deste modo, o conceito tira partido da modulação de um bloco compacto, no qual se estabelece um jogo de cheios e vazios, tanto no interior como no exterior, do qual se pretende tirar o máximo proveito das relações entre esses dois domínios. Como resultado desta abordagem, aparentemente temos a ilusão de estarmos perante uma construção “maciça” mas que à medida que percorremos os espaços, essa ideia desvanece rapidamente e somos transportados para ambientes de enorme riqueza espacial, no qual a orientação solar foi preponderante no jogo formal.
Formalmente criou-se um elemento dinâmico e orgânico que contorna a moradia e envolve o anexo/garagem, de forma a volumetricamente estabelecer uma relação com a edificação principal. O resultado traduz-se num edifício de linhas puras e equilibradas, onde se procurou uma solução elegante, distinta da sua envolvente, devido à clareza das formas e materiais.
Casa Pinhal Conde da Cunha
A dimensão, assim como os índices construtivos associados a lotes de pequenas dimensões inseridos em loteamentos de fraca qualidade, induzem por vezes a construções sem riqueza espacial interior e na escassa exploração de relações com o exterior dos lotes.
Da nossa autoria:
- Arquitectura, Design de Interiores
Localização:
- Seixal, Portugal
Início / conclusão:
- Outubro 2020 / Janeiro 2023
Área do projecto:
- 170 m²
Cliente:
- Particular