• Home
  • Estúdio
    • Quem Somos
    • Prémios
    • Media
  • Projectos
  • Contactos
PT EN
  • Home
  • Estúdio
    • Quem Somos
    • Prémios
    • Media
  • Projectos
  • Contactos

Let’s work together

Like our work? Arrange a meeting with us at our office, We'll be happy to work with you!

Wanna join our crazy team?

We are always looking for new talents and we were expecting you. Time to apply, buddy!

  • Home
  • Estúdio
    • Quem Somos
    • Prémios
    • Media
  • Projectos
  • Contactos

Search

estudio AMATAM
PT EN
Search site...
  • Home
  • Estúdio
    • Quem Somos
    • Prémios
    • Media
  • Projectos
  • Contactos
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Email
Estúdio AMATAM © Copyright 2017. All Rights Reserved.
estudio AMATAM
PT EN
Search site...
  • Home
  • Estúdio
    • Quem Somos
    • Prémios
    • Media
  • Projectos
  • Contactos
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Email
Estúdio AMATAM © Copyright 2017. All Rights Reserved.
  • Home
  • Estúdio
    • Quem Somos
    • Prémios
    • Media
  • Projectos
  • Contactos
  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Email
Estúdio AMATAM © Copyright 2017. All Rights Reserved.

Casa do Carrascal

Em obra

Apesar do contexto ser uma cidade histórica do litoral alentejano, Santiago do Cacém, a localização deste terreno, no Carrascal, reflecte uma apropriação contemporânea do território, na qual se dá primazia a loteamentos dispersos, sem uma relação de continuidade com o tecido urbano pré-existente. Esta visão de Cidade, procura a criação de objectos arquitectónicos pouco relacionados com o local e as tradições vernaculares arquitectónicas, que são a identidade de um povo, do lugar e da sua morfologia cultural. Tornou-se claro para nós que deveríamos dotar esta Casa de características que fossem reconhecíveis do legado arquitectónico desta região, mas que ao mesmo tempo fosse contemporânea e adaptada às valências e necessidades do modo de vida actual. Igualmente importante, foi reconhecer a particularidade da morfologia do terreno, um lote com desnível total de cerca de 7 metros, localizado numa colina, com uma vista deslumbrante sobre o montado alentejano até ao limite onde o território encontra a sua última fronteira, o oceano Atlântico.

De acordo com estas premissas, a solução arquitectónica foi-se revelando ao longo de decisões sucessivas que culminaram num objecto que revela um purismo escultórico, em memória da simplicidade da arquitectura vernacular, assumindo-se como um bloco aparentemente fechado, evitando exposições solares excessivas, moldado à topografia do terreno, cujos pisos se encaixam de acordo com os socalcos existentes.  As aberturas neste volume foram criteriosamente seleccionadas, usando duas estratégias distintas. De modo a enfatizar a extraordinária vista e a exposição solar a poente, surgem os envidraçados a poente, recuados do plano da fachada, formatando o espaço de viver interior em torno desta condição única que o local onde a vossa casa se situa, oferece. A outra estratégia passou pela criação de dois pátios situados na frente da casa, que permitem abrir vãos generosos assegurando a privacidade necessária e recebendo uma luz filtrada pelas paredes que encerram estes pequenos jardins privativos. Um destes pátios desenvolve-se até ao piso -1, permitindo levar a luz natural ao interior da moradia, encerrada em torno da topografia do terreno.

Em termos volumétricos e de planimetria, a moradia desenvolve-se em torno de um eixo central, que estabelece uma série de relações de simetria e proporcionalidade com a linguagem exterior e interior, atribuindo um carácter unitário a todo o edifício. Das várias preocupações que orientaram a pesquisa formal do objecto arquitectónico, houve duas que foram determinantes. Uma, a criação de um terraço exterior de dimensão generosa, assumindo-se como um mirante sobre a paisagem bucólica. A outra, a criação de espaços reservados e protegidos da exposição solar intensa, característica do clima dessa região, onde a frescura da sombra pudesse oferecer o conforto da permanência no exterior. Assim, o predominante gesto a tardoz, que se traduz num terraço suspenso de forma curva, cria uma tensão formal com o envelope rectilíneo que define as paredes no piso -2, em torno das quais surge um pátio que encerra uma zona de lazer, que procura explorar os limites entre o espaço interior e exterior, criando uma antecâmara para o logradouro, onde se localiza a piscina. Tirando partido da necessidade de criação de um plateau para o estacionamento de duas viaturas, surge um corte no terreno que permite o acesso pelo exterior à cave, e a entrada de luz natural nesse nível, desfrutando da exposição solar do quadrante Sul.

Em termos de materialidade exteriores, a nossa influência foi clara, tirar partido de materiais naturais regionais, tais como a tijoleira rústica clara, mármore de Estremoz e a madeira, e um acabamento exterior em tom de areia, evitando o branco absoluto, que contrasta em demasia com o tom natural da terra argilosa, característica deste local. Foi através da busca constante de relações tectónicas com o local e os seus materiais, que este projecto foi sendo desenvolvido, de modo a que o edifício tenha raízes que são condição única deste lote.

MAIS PROJETOS HABITACIONAIS

Da nossa autoria:

  • Arquitetura, Design de Interiores, Design de Mobiliário

Localização:

  • Santiago do Cacém

Início / conclusão:

  • janeiro 2024 / em obra

Área do projecto:

  • 384.60 m²

Cliente:

  • Privado

Share

FacebookPinterestTwitter XEmail

PARTILHE CONNOSCO AS SUAS IDEIAS.


  • Instagram
  • Facebook
  • Pinterest
  • Twitter
  • Email

Estúdio AMATAM © Copyright 2017. All Rights Reserved.